sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Falsos intelectuais: CUIDADO COM ELES!

Está na moda ser Nerd.
Está na moda ser Ateu.
Está na moda ser politicamente correto.
Enfim, nesse mundo de gente cada vez mais desprovida de conteúdo de qualidade, está na moda parecer inteligente. E hoje me dei conta da quantidade de internautas assim que a gente encontra nas redes sociais. Mas um perfil, em especial, chamou a minha atenção: os falsos intelectuais.
Quem nunca viu algum post sobre um assunto polêmico - que na verdade não deveria ser polêmico, mas como nossa sociedade é atrasada, é - acarretar centenas de comentários? Coisa super normal. Mas pare para observar o que as pessoas comentaram ali. Sempre - SEMPRE mesmo, terá um ser-maduro-superior-a-todos-os-outros-seres-da-terra-no-auge-da-sua-intelectualidade que insistirá em nos dar uma "aula" sobre o assunto. Esse intelectual metido a filósofo, antropólogo, astrônomo, teólogo, físico e profundo entendedor da psique humana começará a discorrer sobre o tema sempre contrariando a ideia lançada no post e apresentando trechos retirados de suas fontes fidedignas. E não seja ingênuo em pensar que pode apresentar seus argumentos para essa pessoa. Ela não está interessada em discutir ideias e muito menos em conhecer pontos de vista diferentes. Esse ser está totalmente convencido que é dono da verdade e é um cavalheiro de Deus enviado ao mundo para trazer luz às nossas mentes profanas. O sonho desse cara deve ser padronizar a opinião do mundo, como um Ditador Intelectual. Ele está pouco ligando se ouvir outras opiniões pode ser benéfico para a evolução dele. Visão limitada é o que é há.
E já que esse ser é totalmente intolerante e inflexível, fica uma dica aos meus amigos verdadeiramente intelectuais: não percam seu tempo com os pseudo-inteligentes. Essas pessoas se enchem de argumentos - que elas vão até o inferno buscar - para apoiar, mesmo que equivocada e erroneamente, sua concepção quadrada, preconceituosa, homofóbica, violenta, machista, unilateral e pobre do mundo. Então, não se irritem. Renato Russo já cantava: "falam demais porque não têm nada a dizer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário